Sabemos que o Brasil é o país do futebol, afinal este é o esporte mais popular em todo o território e está tão envolvido em nossa cultura, que se tornou parte dela, mesmo não tendo uma origem brasileira. Mas, a verdade é que o povo brasileiro é adepto aos esportes em geral, somos um povo ativo e que tem como característica básica a confraternização, e o esporte traz tudo isso.

Partindo deste princípio, não podemos ficar surpresos ao saber que o golfe vem se tornando um esporte cada vez mais popular entre brasileiros e, mesmo que exista uma barreira social que foi criada através dos anos e associada diretamente ao golfe, as coisas têm se tornado mais simples e também mais acessíveis para todos, deixando este esporte mais frequente.

Mas, não é de hoje que o golfe já está inserido no Brasil, este esporte possui uma vasta e longa história entre os brasileiros. Neste artigo, nós do PGADOBRASIL vamos levar você para explorar um pouco da história de origem do golfe em seu início em terras brasileiras.

História do Golfe no Brasil

Conheça a história de origem e crescimento do golfe no Brasil

Existem diversas teorias quanto a origem do Golfe na humanidade, diversos registros históricos que apontam para diferentes direções na história humana, algumas tão antigas quanto o próprio cristianismo. A teoria mais aceita, é que o esporte foi realmente desenvolvido e praticado da forma que conhecemos atualmente na Escócia do século XVIII, mais precisamente em 1744.

Como você pode imaginar, o esporte não chegou tão cedo ao Brasil, já que este esporte precisou passar por uma grande fase de amadurecimento e popularização na Escócia e também na Inglaterra, lugares em que o Golf conseguiu conquistar boa parte da alta sociedade e se tornar o esporte preferido de oligarcas e grandes nomes da época.

Apenas no século XIX o golfe chegou em terras brasileiras, durante a construção de uma das linhas férreas de trem mais importantes para a história da economia brasileira, a Estrada de ferro Santos-Jundiaí. Foram os engenheiros e alguns funcionários ingleses e escoceses, que eram responsáveis pela construção da estrada de ferro para comercialização de café e outros produtos importantes, que trouxeram a prática de golfe para o Brasil.

Estes funcionários viram em parte do terreno do Mosteiro de São Bento, o local perfeito para praticarem o esporte que haviam aprendido em casa. Então, estes funcionários convenceram os monges a liberarem este espaço para que pudessem adaptá-lo e utilizá-lo para o esporte.

O local era frequentado por diversos ingleses e brasileiros que foram logo popularizando cada vez mais o golfe em São Paulo. Então, em 1901, o São Paulo Country Club foi inaugurado oficialmente em um outro terreno e com uma estrutura bem mais preparada e parecida com a que os escoceses e ingleses tinham em sua terra natal, uma forma de trazer um pouco mais de sua cultura para a América do Sul.

14 anos se passaram, e o esporte ganhou cada vez mais adeptos não só no estado de São Paulo, como também em diversos outros estados do sudeste e sul do Brasil e até formou alguns dos melhores jogadores de golfe brasileiros.

Mas, o golfe criou raízes na capital paulista, ao inaugurar a nova sede do São Paulo Country Club, que acabou mudando o seu nome para São Paulo Golf Club e se tornando um dos locais mais visitados pela alta sociedade paulista daquela época.

A nova sede em Santo Amaro se transformou no polo de popularização do golfe no Brasil e está ativa até os dias de hoje, foi uma das bases para toda a criação de uma cultura em volta do golfe por brasileiros que ainda perdura e cresce cada vez mais.