Mesmo não sendo um dos esportes mais populares e tradicionais que, geralmente, estão inseridos em nosso quotidiano de forma natural, o golfe possui milhões de fãs e praticantes em todo o mundo. Cada vez mais, este esporte inusitado está ganhando popularidade entre todos, mesmo ainda sendo considerado um esporte exclusivo para classes sociais mais altas.

A verdade é que o acesso a um esporte como o golfe está cada vez mais facilitado, o que desperta o interesse daqueles que o acompanham, mas nunca tiveram a oportunidade de praticá-lo. O problema é que, mesmo com o acesso facilitado, até mesmo os fãs do esporte não sabem como praticá-lo corretamente e podem acabar frustrados por isso.

Se este é o seu caso ou você só está curioso, não se preocupe, pois neste artigo, nós do PGADOBRASIL vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre os princípios básicos para praticar o golfe.

Guia de Golf para Iniciantes – O Básico que você precisa saber

Princípios básicos para o Golfe

O Golfe é um esporte muito inusitado e que possui diversas regras, algumas inclusive que mudam de acordo com o campo em que você está praticando muitos dizem que os campos de golfe no Brasil são complexos. Mas, em geral, o iniciante precisa apenas aprender alguns conceitos e dicas básicas que o levarão a uma prática saudável e consciente do esporte.

Separamos então as principais e mais importantes dicas e também princípios que o ajudarão a iniciar a sua jornada de iniciante no golfe e, se assim quiser, poderá ir mais a fundo para se tornar um profissional, acompanhe abaixo:

Regras básicas do golfe

A principal e mais básica regra do golfe sendo resumida de forma simples, é que os jogadores precisam acertar os 18 buracos disponíveis no campo em partes diferentes com o menor número de tacadas. Porém, o esporte não limita apenas a esta regra, existem outras dezenas de regras que podem ser aplicadas, muitas vezes são regras específicas para cada campo onde o jogador está.

Não é necessário se preocupar com as regras secundárias no início, apenas em tentar fazer o melhor jogo dentro dos 18 buracos e trabalhar a habilidade com o taco para ser mais preciso, tanto em bolas longas, quando em bolas curtas.

Cuidados com a segurança e concentração

Um dos principais e mais importantes cuidados que o jogador deve ter ao estar em um campo de golfe, é com outros jogadores ao redor. Isso acontece, pois, um campo de golfe não funciona como um de futebol, por exemplo, diversos jogadores podem estar disputando partidas ao mesmo tempo e isso pode ser perigoso para os desavisados.

Muitas vezes, a bolinha de golfe alcança velocidades altas em tacadas longas, o que pode acabar acertando um jogador. Por isso, é muito importante estar sempre atento ao campo a sua volta antes de uma tacada e também enquanto se movimenta para o próximo buraco.

Além disso, o silêncio é uma regra de etiqueta adotada por todos os jogadores, já que o barulho pode atrapalhá-los enquanto jogam.

Tacos

Os tacos são uma parte muito importante e influente no golfe, em geral, são três tipos de taco que podem ser encontrados para a prática do esporte:

Drive

Este é o taco utilizado para a primeira tacada, é um taco mais robusto, já que precisa levar a bola a longas distâncias de forma eficiente.

Wood

Este taco é bem semelhante com o tipo que vimos anteriormente, porém, aqui temos um taco robusto para tacadas longas, mas que também preza pela precisão. Assim, o jogador pode fazer tacadas longe do buraco de forma mais precisa, tentando chegar o mais próximo possível.

Putter

Por último, temos o taco mais delicado, utilizado para tacadas curtas e, quase, totalmente focado em precisão na hora da tacada.

A prática é necessária

Como todo esporte, o golfe demanda muita prática de seus jogadores, mesmo que pareça fácil ao ver os profissionais jogando, este esporte demanda muita precisão muscular do jogador e isso só pode ser alcançado através da prática e consistência.